COMO CUIDAR DA PELE DEPOIS DOS 40? O QUE USAR OBRIGATÓRIAMENTE - Dicas da Lu

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

COMO CUIDAR DA PELE DEPOIS DOS 40? O QUE USAR OBRIGATÓRIAMENTE

Como cuidar da pele depois dos 40?

Uma questão que se coloca a todas as que chegam a esta fase da vida!

Sabemos que com o tempo, o nosso corpo sofre alterações metabólicas e hormonais associadas ao processo de envelhecimento.

Essas alterações são determinadas geneticamente e podem ser aceleradas com os chamados fatores ambientais como o estilo de vida e a alimentação.

Esse processo reflete-se inevitavelmente na nossa pele que sofre uma renovação celular cada vez mais lenta, começa a ocorrer uma menor vascularização a par da perda de tecido fibroso.

Quando se chega aos 40 os sinais de envelhecimento cutâneo começam a ficar mais visíveis, a pele perde elasticidade, fica mais seca e começam a surgir as primeiras rugas mais profundas.

De acordo com os dermatologistas, existem quatro cuidados obrigatórios a ter com a pele nesta fase da vida para garantir a prevenção e o cuidado que a mesma precisa.

Por isso nunca devemos esquecer as 4 dicas seguintes:

UTILIZAR DIARIAMENTE UM BOM PROTETOR SOLAR

A utilização de um protetor solar 50+ com filtro químico ou físico ajuda a prevenir o envelhecimento, uma vez que se encontra cientificamente provado que a exposição à radiação ultravioleta altera a estrutura celular destruindo o colágeno, a principal proteína dérmica que sustenta a estrutura da pele. Por outro lado, a exposição ao sol aumenta os radicais livres que deterioram as fibras colágenas e as membranas celulares causando envelhecimento cutâneo.

Por este motivo, a primeira regra antes de sair de casa, é aplicarmos um bom protetor solar, sendo que deveremos renovar a aplicação ao longo do dia.

Hoje em dia encontramos protetores solares com texturas leves e fluidas, não gordurosos e até com cor, o que pode substituir muito bem a base ou o bb ou cc cream.

Muitos protetores solares contêm ainda na sua composição ingredientes antioxidantes, o que potencia a sua ação antienvelhecimento.

Existem muitas hipóteses no mercado que constituem uma boa base para maquilhagem, para aquelas que não prescindem de se maquilhar diariamente.

APLICAR VITAMINA C, PREFERENCIALMENTE DE MANHÃ

Já vos tinha referido os principais benefícios da vitamina C para a pele noutro post, bem como os cuidados a ter e como aplicar. Para visualizar, basta clicar neste link.

Em síntese, a vitamina C apresenta os seguintes benefícios para a pele:
 -ação antioxidante, previne os danos causados pelos raios UV e deve ser sempre utilizada em simultâneo com um protetor solar eficaz 50+;
-apresenta uma ação anti-inflamatória;
-reduz a pigmentação e a produção de melanina, amenizando as manchas;
-estimula a renovação celular e a produção das cadeias de colagénio;
-ação antioxidante, previne os danos causados pelos radicais livres nas células e o consequente envelhecimento da pele.

Relembro que deve ser aplicada de manhã depois da pele bem limpa, pois ajuda a combater os efeitos dos radicais livres como a poluição, bem como os efeitos nocivos dos raios UV. De seguida, deve ser aplicado um bom protetor solar.

Como ponto de partida, para garantir melhores resultados, devem utilizar-se formulações com concentrações de ácido ascórbico a pelo menos 10%.

Não deve ser utilizada:
 -por grávidas e lactantes;
-em simultâneo com despigmentantes como ácidos AHA ou com o Retinol (que devem ser aplicados à noite) pois em conjunto com a vitamina C podem aumentar  a irritação da pele. Devem por esse motivo, ser aplicados em momentos diferentes do dia;
-por quem tem a pele muito sensível ou reativa.


APLICAR RETINOL À NOITE

Já vos tinha listado os principais benefícios do retinol para a pele noutro post, bem como os cuidados a ter e como aplicar. Para visualizar, basta clicar neste link.

Em síntese, o retinol:
-acelera a velocidade de renovação da pele
-beneficia outros constituintes das células como o colagénio, a elastina e o ácido hialurónico
-atua como antioxidante
-neutraliza os radicais livres
-reduz a pigmentação
-desobstrui os poros por isso ajudam a combater o acne e a reduzir a pigmentação provocada pelo acne.

Quando não se deve usar:
-em caso de gravidez ou amamentação
-quem possui pele sensível e facilmente reativa
-em simultâneo com vitamina C ou ácidos AHA pois essa combinação pode tornar-se irritante para a pele. Por isso deve aplicar-se estes produtos em dias alternados ou momentos diferentes do dia.

Como usar:
Como o retinol pode ser irritante, deve ser utilizado com precaução, por isso os dermatologistas recomendam começar com pequenas quantidades e a cada dois a três dias.
A utilização diária só é recomendada quando se verifica que não existe qualquer reação sensitiva da pele.
Utilizar sempre com um protetor solar eficaz com um fator de proteção 50+ ou filtro físico.
Quando em formulações com concentração mais elevada como os seruns a sua aplicação deve ser sempre seguida de um creme hidratante.

Quando usar:
O retinol deve  ser utilizado à noite pois os raios UV desintegram a molécula do retinol reduzindo a sua eficácia. Além disso, o retinol torna a pele mais sensível à radiação solar, pelo que se ocorrer alguma reação inflamatória na pele pode aumentar a pigmentação se não for utilizado um bom protetor solar por isso é sempre preferível aplicar o retinol à noite.
É por este motivo que o retinol deve ser acondicionado em frascos de vidro escuro ou embalagens opacas que não deixem passar a luz.

APLICAR DIARIAMENTE PRODUTOS COM ÁCIDO HIALURÓNICO

Sintetizei os principais benefícios do ácido hialurónico para a pele noutro post, bem como os cuidados a ter e como aplicar. Para visualizar, basta clicar neste link.

Ponto comum a todos os dermatologistas tem sido a referência acerca da importância de garantir uma boa hidratação da pele, enquanto fator inibidor do envelhecimento.

Uma boa hidratação garante a saúde da barreira cutânea da pele, o que, por sua vez, evita a perda transepidérmica de água.

O ácido hialurónico é um constituinte natural da nossa pele que se reduz ao longo dos anos com o processo de envelhecimento.

Para garantir uma boa hidratação há que fortalecer a barreira protetora da pele e promover a reposição de ácido hialurónico.

O ácido hialurónico, quando aplicado topicamente, isto é, nas camadas superficiais da pele, a sua molécula não consegue penetrar na derme, pelo que não consegue alterar a estrutura das rugas, mas atrai água para a pele, mantendo-a hidratada, funcionando como uma barreira hidratante.


O facto de contribuir para a hidratação da pele, auxilia no processo de prevenção da formação de novas rugas, mantendo a pele hidratada.

Por isso deve ser utilizado em ambientes com alguma humidade no ar, para atrair a humidade do ar para a superfície da pele e não corrermos o risco de, em ambientes muito secos, captar a humidade que existe nas camadas mais profundas para a sua superficie, prejudicando o equilíbrio de hidratação da pele.

De acordo com os especialistas é seguro na gravidez e aleitação, bem como por quem apresenta pele acneica, sensível ou reativa.

Uma opção mais acessível para a hidratação cutânea, é a utilização de produtos com uma boa concentração de glicerina, que vos falarei noutro post.

Espero que este post vos seja útil, tal como a pesquisa que efetuei tem sido para mim.

Em suma, os essenciais depois dos 40 são:
- fotoproteção:
- vitamina c;
- retinol
- ácido hialurónico.



 

Sem comentários:

Enviar um comentário