FILME DA SEMANA: A ODISSEIA DE COUSTEAU - Dicas da Lu

terça-feira, 20 de junho de 2017

FILME DA SEMANA: A ODISSEIA DE COUSTEAU

Quem assistia aos episódios da saga de Jacques Cousteau?

Decerto despertava a paixão pela vida marinha e nos últimos anos de documentários, a consciência pela preservação da natureza.

Eu confesso que era fã da série da BBC.

Por isso, como sugestão, deixo-vos este filme que assisti este passado fim de semana.

O filme aborda as várias facetas da vida do explorador Jacques Cousteau bem como algumas das suas expedições mais importantes. E foram muitas!

Também é interessante perceber o papel da televisão como canal de marketing nos anos 70 e 80 numa mistura entre produção televisiva e investigação científica.

Como a angariação de fundos e patrocínios para as expedições nem sempre era fácil.

De cariz biográfico, com um cenário e fotografia assombrosas, vale mesmo a pena assistir numa tarde quente de verão!

Como a busca de um sonho, que pode no limite parecer egoísta, pode implicar por vezes também muitos sacrifícios pessoais e familiares...

Controverso na vida profissional e familiar.

Como a vida de Jacques Cousteau ficou irremediavelmente ligada ao nosso rio Tejo...

Contudo, o legado na época foi fantástico e abriu janelas para um mundo que era desconhecido.

O filme foi filmado em lugares como as Bahamas e a Antártica.

Cousteau faleceu com 87 anos a 25 de Junho de 1997 em Paris (faz este ano 20 anos).

As batalhas judiciais após a sua morte comprometeram a continuidade do legado.



Título original:L'odyssée

Género:Aventura, Biografia
Classificação:M/12
Outros dados:FRA, 2017, Cores, 122 min.

Documentarista, oceanógrafo, escritor e inventor, o francês Jacques-Yves Cousteau (1910-1997) ficou mundialmente conhecido pelas suas aventuras a bordo do "Calypso", o famoso navio transformado em laboratório móvel para mergulho e filmagens marítimas com que deu a volta ao globo. Com o seu documentário "Mundo do Silêncio" (1956), co-realizado pelo cineasta Louis Malle, Cousteau foi distinguido com a Palma de Ouro no Festival de Cannes e com um Óscar da Academia, que voltaria a premiá-lo por "O Mundo sem Sol" (1964). Anos mais tarde, a série "O Mundo Submarino de Jacques Cousteau", que foi apresentada pelo canal BBC entre 1968 e 1975, transformou-o numa estrela televisiva que semanalmente encantava milhões de espectadores de todo o mundo com as suas histórias sobre o fundo do mar.
Escrito e realizado por Jérôme Salle ("Anthony Zimmer", "Largo Winch 2 - Conspiração na Birmânia"), "A Odisseia" relata algumas das mais importantes aventuras da carreira de Cousteau, mas também momentos cruciais da sua vida pessoal, ao longo de cerca de 30 anos. O espectador acompanha-o numa viagem intimista com a sua equipa de colaboradores, a mulher e os dois filhos de ambos. A interpretar algumas das personagens estão Lambert Wilson, Pierre Niney, Audrey Tautou, Laurent Lucas e Benjamin Lavernhe.

Sem comentários:

Enviar um comentário