ATRAVESSANDO O ATLANTICO DE SILVIA LOURENÇO, CHIADO EDITORA - Dicas da Lu

quinta-feira, 1 de junho de 2017

ATRAVESSANDO O ATLANTICO DE SILVIA LOURENÇO, CHIADO EDITORA

Este livro, Atravessando o Oceano, que recebi a coberto da parceria com a Chiado Editora, constitui um testemunho impressionante na primeira pessoa, que desvenda, com uma boa dose de humor os aspetos práticos e emocionais daquilo que constitui a mudança de uma família para um outro país perseguindo um sonho.

Uma leitura, a meu ver, muito interessante para quem pondera este tipo de mudança e também para todos aqueles que não sentindo necessidade ou tendo a oportunidade, ficam com uma perspectiva muito enriquecedora desta realidade.



Conselhos muito pertinentes acerca do planeamento da mudança e do que se deve e não fazer.

Partir em busca de um sonho, mil e uma peripécias de adaptação, estruturar a mudança, como todas as escolhas determinam o destino e como é necessário pesar da melhor forma os ganhos e perdas são alguns dos aspetos abordados.

Principais 'insights': a realização só acontece com o movimento e o esforço, existe por vezes um abismo de desafios entre a expetativa e a realidade, a experiência, tentativa e caminho enriquecem mais do que o ponto de chegada, é necessário ter capacidade de aceitação das diferenças, cada dificuldade deve ser encarada como uma oportunidade, cada experiência envolve ganhos e perdas, é determinante a adaptação de todos os membros do agregado, a determinado momento há que fixar os pés nalgum lugar, a sensação de não pertença, a alma sofrendo com a distância, a felicidade não está ligada a um lugar mas às pessoas com que dividimos a nossa vida.

Foi uma leitura muito esclarecedora e interessante, devorei este livro página após página!

Deixo-vos algumas entrevistas com a autora acerca desta obra, que vos podem 'abrir o apetite' para ler este livro:








Autor: Silvia Lourenço
Data de publicação: Fevereiro de 2017
Número de páginas: 258
ISBN: 978-989-774-067-1
Colecção: Palavras Soltas
Idioma: Pt/Br

Sinopse

Silvia Lourenço é uma jornalista brasileira que passou mais de uma década sonhando com um plano de carreira que a levasse a morar no exterior. A oportunidade surgiu e ela mudou para Londres, com o marido e a filha, mas não demorou a perceber que a adaptação seria muito mais difícil do que havia imaginado.

Atravessando o Oceano tem trechos emocionantes e muito divertidos sobre a saga familiar, os contratempos, as trapalhadas e dificuldades enfrentadas durante a preparação e depois da mudança.

Os sentimentos expostos nesse livro nos levam a refletir sobre as reações humanas diante de uma decisão que causa uma reviravolta na vida da família. A coragem e o medo se confundem e, nesta história, o que prevalece é a curiosidade pelo novo e a determinação de viver a experiência com toda a sua intensidade e realismo.

A obra retrata os ganhos e as perdas com a vida de imigrante. Há momentos que os “ganhos” parecem muito pequenos e começa uma espécie de luto. Uma experiência comum na vida de quem muda de país.

“Quando a lua de mel com a cidade acaba, e os problemas do dia a dia começam a surgir, as coisas podem se tornar muito complicadas. A neve já não é tão bonita quando ela deixa de ser apenas um cenário para uma foto de viagem!

Nem tudo é simples de se resolver por telefone porque, mesmo falando a língua, é difícil entender o sotaque do outro lado da linha”.

Mas a mensagem aqui é de entusiasmo pela escolha, pela vivência e pelo legado que essa experiência internacional trará à família. A propósito, entusiasmo e dedicação são palavras que definem a autora. Basta conferir no livro.

Atravessando o Oceano é uma obra imprescindível para quem deseja mudar de país, para quem mudou, ou para aqueles que querem conhecer histórias inspiradoras de vida e entender os sentimentos daqueles que tiveram a coragem de se lançar ao desconhecido.

Viviane De Marco – jornalista – Diretora do Programa Mais Você na TV Globo

Sem comentários:

Enviar um comentário