FILME DA SEMANA: LION O LONGO REGRESSO PARA CASA - Dicas da Lu

domingo, 26 de fevereiro de 2017

FILME DA SEMANA: LION O LONGO REGRESSO PARA CASA

Hoje deixo-vos uma sugestão de um filme para este fim de semana de miniférias para muitos!

Trata-se de um filme baseado numa história verídica de um menino indiano que se perde da família aos 5 anos e é adoptado por uma familia australiana com boa condição económica. Em adulto através do google earth consegue encontrar o caminho para casa e para o reencontro para família biológica. 

Apesar deste tipo de histórias normalmente se encontrar rodeado de uma forte carga melodramática, este filme é leve e transmite uma mensagem muito positiva acerca como a persistência nos pode levar a bom porto.

A fotografia é absolutamente fantástica e leva-nos não só para lugares físicos na Índia e Austrália (Tasmânia), bem como para lugares emocionais.

Revela sem dúvida a problemática das desigualdades da sociedade e da vivência das crianças indianas.

O filme pode ser dividido em 3 tempos/momentos: o primeiro corresponde ao momento da infância e à fase do desespero e peripécias de uma criança perdida na Índia. A segunda parte do filme corresponde ao seu acolhimento na familia adoptiva e à vivência até à idade adulta. A terceira parte traduz o percurso de busca e regresso ao ponto de origem na Índia.

Apreciei este filme.
Já assistiram?
Qual a vossa opinião?



A entrevista às personagens reais, a história contada na primeira pessoa:




Título original:Lion
Género:Drama
Classificação:M/12
Outros dados:EUA/Austrália/GB, 2016, Cores, 120 min.

Em 1986, Saroo, de cinco anos, perdeu-se do irmão perto de uma estação de comboios. Quando se refugiou numa das carruagens para descansar, acabou por ser levado para Calcutá (Índia), por onde vagueou sozinho durante semanas, sem saber que estava a 1500 quilómetros de casa. Apesar de todas as dificuldades, conseguiu sobreviver até ser encontrado por um centro de crianças abandonadas e posteriormente adoptado por Sue e John Brierley, um casal australiano. Agora, 25 anos passados, e a viver na Tasmânia com a família adoptiva, Saroo começa a ter algumas reminiscências do que se terá passado no dia em que se perdeu da família. Desolado, mas com uma necessidade imensa de descobrir as suas verdadeiras origens, estuda a linha de caminho-de-ferro através do Google Maps. Com algumas informações somadas a pressentimentos sobre lugares e pessoas, Saroo viaja até à Índia, na esperança de encontrar algo que lhe indique novamente o caminho para casa…
Um filme dramático realizado por Garth Davis segundo um argumento de Luke Davies. A história baseia-se na obra autobiográfica "A Long Way Home", de Saroo Brierley. Dev Patel, Nicole Kidman, Rooney Mara, David Wenham e Sunny Pawar dão vida às personagens.

Sem comentários:

Enviar um comentário