O MEU CRONOGRAMA CAPILAR DIA 1 SEMANA 1 HIDRATAÇÃO - Dicas da Lu

segunda-feira, 4 de julho de 2016

O MEU CRONOGRAMA CAPILAR DIA 1 SEMANA 1 HIDRATAÇÃO


Decidi experimentar o tão falado 'cronograma capilar' que se consubstancia num agendamento de cuidados para o cabelo com o propósito de cuidar e repor alguns componentes perdidos com quimicas, alisamentos e agressões externas como o sol ou o vento.

Não esquecer que a composição interna do nosso cabelo está diretamente relacionada com a nossa alimentação e também com a quantidade de água que ingerimos!

Deveremos começar por aplicar o champô na raiz, a máscara segundo as indicações do fabricante e no final o condicionador!

Vou tentar encontrar o meu cronograma capilar perfeito que mais se adeque às necessidades do meu cabelo. Vou ver em qual dos processos de hidratação, nutrição ou reconstrução o meu cabelo reage da melhor forma.

A hidratação destina-se a repor a água do cabelo.

A nutrição tem o objetivo de repor óleos do cabelo.

A reconstrução visa repor massa e queratina do cabelo.

Para a escolha dos produtos mais adequados para cada fase, nas pesquisas que efetuei, há unanimidade em referir que as máscaras/produtos a utilizar em cada fase devem conter os seguintes ingredientes:

Para a hidratação devem conter silicones, aloe vera, vegetais, pantenol, açúcares, vitaminas ou glicerina. Efetuar todas as semanas, seguir as intruções de cada fabricante e de seguida aplicar o condicionador. Hoje esqueci-me deste pormenor a ver se não me esqueço da próxima vez pois parece que fará a diferença!

Os produtos de nutrição devem conter manteigas (como karité, cacau, abacate) e óleos vegetais como coco ou argan. O produto deve ser aplicado de acordo com as indicações de cada fabricante. A seguir à mascara deve ser aplicado o condicionador.

Os produtos de reconstrução devem conter creatina, queratina, proteína, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, trigo ou proteínas hidrolisadas. Ela deve ser feita após a hidratação e a nutrição. Para quem usou química deve ser feita a cada 15 dias. O produto deve ser aplicado de acordo com as indicações de cada fabricante. A seguir à mascara deve ser aplicado o condicionador.

Há quem defenda que deveremos priveligiar produtos sem sal pois o mesmo resseca o cabelo!
Vou passar a estar mais atenta a este pormenor nas minhas aquisições!
O sal pode ser identificado através do ingrediente cloreto de sódio na composição dos produtos.

Nas minhas pesquisas encontrei várias propostas sendo que vou seguir a que se refere a cabelo muito danificados por o meu cabelo apresentar coloração ou seja, ter sido agredido quimicamente.


Assim, hoje foi dia de hidratação!
Numa lógica de consumo consciente decidi utilizar o que tenho cá por casa e decidi usar esta máscara da Origem!


Sinto o cabelo mais leve mas o frizz ainda está longe de estar controlado. Usei como leave in uma amostra do Amend Hidra Caracóis que me tinham cedido na Pluricosmética.

Devemos esperar pelo menos 48 horas até à fase seguinte, pelo que daqui a dois dias lavarei de novo o cabelo e passarei à fase de nutrição!




3 comentários:

  1. Depois vou querer saber como correu:)
    Eu volta e meia faço ;)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Boa quais os produtos que usas? Bjs 😘

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post! Também ando mais atenta ao meu cabelo e tenho previsto um post sobre o assunto :)
    Bjs

    ResponderEliminar